Consultoria Comercial Curitiba – Affare Fatto

Sem receitas milagrosas, realizando o follow-up, aumentar as vendas pode ser imediato e extremamente simples.

PREMISSA – COMO PERDER UMA VENDA FEITA

Aumentar as vendas pode ser imediato realizando o follow-up.

Há cerca de dois meses, cotamos com três empresas para a compra de uniformes. Das três, uma foi muito rápida no envio do orçamento e dois demoraram. Mas as três tiveram algo em comum: depois do envio dos orçamentos, sumiram! Nós priorizamos outras atividades e estamos ainda sem uniformes.

Poxa, era somente levantar o telefone e fechar a venda!

O FOLLOW-UP, ESTE DESCONHECIDO

O follow-up é o trabalho a ser realizado depois da abertura de uma oportunidade de vendas. É o trabalho que me permite chegar a perguntar:

“então, vamos fechar?”

Gerar oportunidades nunca é fácil. O trabalho para gerar um potencial cliente realmente interessado é gigantesco. Vai desde a concepção da empresa até a realização de um momento de contato pessoal, passando pelo posicionamento da marca, pela comunicação, pelo desenvolvimento de materiais de vendas, e mais: os treinamentos, a prospecção, a geração de lead. Sem falar do desenvolvimento do próprio produto/serviço e das operações relacionadas.

Enfim, é muito trabalho para se permitir desperdiçar oportunidades na parte final do processo de vendas.

 

O TERRÍVEL COMPORTAMENTO PADRÃO

Reflexão sobre poucos números oriundos de duas pesquisas… e ação!

PESQUISA 1

A cada 10 vendas, 6 são fechadas depois do quarto contato. 60%! 

PESQUISA 2

•    44% dos vendedores realiza somente um contato e para de realizar o follow-up;
•    24% realiza somente até 2 contatos;
•    14% realiza somente até 3 contatos;
•    12% para no quarto contato.

Então, o 94% dos vendedores desistem entre o primeiro e o quarto contato.

Significa que 9 vendedores de 10 perdem o 60% das oportunidades!

Clique na imagem, imprima, pendure, divulgue a infográfica abaixo… vai valer a pena!

Treinamento de vendas - Follow-up

CONCLUSÕES E 2 DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS (AGORA E SEMPRE)

A mensagem é: a parte fácil é executar, realize o follow-up!

O enorme trabalho anterior foi realizado. Fez tudo perfeitamente, agora não deixe esta venda escapar somente por não “cultivar” ela!

Primeira dica para aumentar as vendas agora.

Crie agora uma lista de oportunidades “antigas” e de contatos anteriores perdidos porque ficou esperando “ele” ligar. Entre em contato e se surpreenda com a reativação de boas oportunidades.

Segunda dica para aumentar as vendas (para sempre).

Caberia outro artigo, mas por enquanto, vai o “titulo”: nunca deixe a definição do “próximo passo” com o cliente potencial! Esta definição tem que ser sua! Assuma um compromisso claro e faça ele assumir também, por exemplo:

“Então João, te ligo amanhã para a resposta final. Podemos combinar para as 16 horas?”

Se ele assumir o compromisso, ele vai cumprir e atenderá você. Assim não vai precisar correr atrás dele pelos próximos dois meses!

Cabe uma terceira dica: participe do treinamento Trato Feito e aprenda a fazer o follow-up sem medo de ser “invasivo”.

Saia do imobilismo e da procrastinação!

Um grande abraço!

Gerardo

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