Consultoria Comercial Curitiba – Affare Fatto

Está usando um estilingue enquanto a guerra de marketing requer um tanque?

Não desenvolver um brand positioning eficaz significa:

clientes reclamando por resultados;

você com dificuldade para prospectar clientes para sua agência.

vender contabilidade

a ideia distintiva

é a essência do brand positioning eficaz.

Consultoria marketing Curitiba

O começo da sua vantagem competitiva.

Investir em ações de marketing, comunicação e propaganda, sem ter criado antes o brand positioning, significa jogar dinheiro no lixo.

Isto é o que eu falo para os meus clientes de consultoria de vendas. E ajudo eles a definir o posicionamento da marca deles.

A cada 100 empresas (incluindo as agências), 95 não tem um brand positioning eficaz. 

O que é um brand positioning eficaz?

Antes de responder, quero comentar sobre duas pesquisas bem interessantes e que você deve ter lido: censo agências 2019 da empresa Operand e a pesquisa Panorama das agências digitais 2019 de ResultadosDigitais e Rock Content.

Entre outras valiosas informações, sintetizo quanto segue:

As agências prometem resultados de vendas (esta é uma promessa praticamente de todas as agências) mas:

  • não sabem prospectar para elas;
  • não tem um modelo de vendas definido;
  • não estabelecem metas;
  • vendem por indicação (que é imprevisível);
  • tem dificuldade em demonstrar valor nos resultados entregues.

Concluo que a dificuldade em demonstrar os resultados entregues, se deve à falta de entrega de resultados.

Sei qual é o motivo e, ao ler estas pesquisas, resolvi parar de não vender os meus serviços para as agências. Resolvi fazer o contrário e disponibilizar a solução para você e para os seus clientes. Faz tempo que identifico claramente o seu problema:

falta para a sua agência um brand positioning eficaz.

Evidencio que estou falando “somente” de brand positioning. Não estou falando de branding, de brand management e muito menos de táticas de divulgação e de comunicação. Nisso o mestre é você.

Esclarecido isso, pense comigo. Você pode perceber ou não, mas na percepção dos seus clientes, a sua comunicação é exatamente igual a comunicação dos seus concorrentes… por isso vende principalmente por indicação (é perigosíssimo depender só das imprevisíveis  indicações).

Todos falam as mesmas coisas e não se diferenciam. O consequente resultado é: guerra de preço num mercado pulverizado e extremamente aguerrido.

Não adianta me dizer que o seu site é o mais “bonito”. Estou falando de diferenciais reais, tangíveis e que tenham valor para o seu cliente.

Se você não consegue diferenciar a sua empresa, como pretende que você seja, entre as 20.600 agências disponíveis, a escolhida? Pior, se você não se diferencia, como pode prometer resultados de vendas para o seu cliente.

Preste atenção, o desafio não é sair da invisibilidade, mas penetrar no minúsculo espaço disponível na mente do cliente potencial. 

Quem é você para falar isso? 

Como pode ver das fotos, faz um bom tempo que não sou mais estagiário.

Sou italiano e desde o começo dos anos 90, quando a maioria da agências nem tinham nascido, já respirava brand positioning na TIM .

Não vou aqui entediar você com os detalhes da minha história profissional, só falo que depois de ter vivenciado startups de vários territórios pela TIM na Europa e na América do Sul (principalmente no Brasil), resolvi ajudar as empresas com consultoria de vendas, com foco no que é mais importante nas vendas: o brand positioning.

Centenas de projetos e de atendimentos desde 2006 até hoje. Os problemas que as empresas vivem, estão claros para mim.

Aqui poderá me conhecer mais um pouco, aqui pode ver alguns depoimentos e aqui no blog entender como penso… com isso fecho o tópico credibilidade.

2006 já é pré-história em termos de vendas. O “digital” fez com que o tema brand positioning, que antes era exclusivo de quem tinha acesso aos veículos da mídia tradicional (grandes empresas e corporações), hoje é um tema vital para qualquer empresa, inclusive para a sua.

Todos percebemos o tamanho da oportunidade, e por isso tem tanta concorrência.

Conheci centenas de agências, e percebo que a minoria consegue definir com simplicidade e exatidão o conceito de brand positionig. Aqui ele:

Consultoria marketing Curitiba

Brand positioning nada mais é do que a forma como você diferencia o seu produto ou a sua empresa na mente de seus clientes potenciais.
A comunicação é eficaz quando torna evidente a ideia distintiva do produto, e fornece uma razão para comprar.”

Jack Trout

Você, como proprietário ou gestor de uma agência, já deve ter lido várias bibliografias dos gurus do brand positioning, além do que, sei que nos entendemos perfeitamente… as minhas melhores colaborações sempre foram com seus colegas. Afinal, falamos o mesmo idioma.

Então, o que pode fazer para mim?

Poucas, grandes coisas. 

Mas antes preciso me certificar de que:

  • você percebe que está com dificuldade para encontrar e, consequentemente, comunicar os seus diferenciais;
  • enxerga a necessidade de melhorar a prospecção de novos clientes (em target) para a sua agência;
  • para o seu cliente, você comunica só o que ele quer, melhorando a “estética”;
  • você se esforça para pensar frases criativas que melhor representem as ideias do cliente, sem realmente conseguir identificar os verdadeiros diferenciais dele;
  • você domina as ferramentas de comunicação, mas percebe que hoje em dia isto não é mais suficiente;
  • você percebe que em nosso mundo hiper comunicativo, é cada vez mais difícil penetrar no microscópico espaço disponível da mente dos clientes potenciais (seus e dos seus clientes).
  • Se se identifica e quer resolver, lhe forneço uma prévia da minha solução.

A minha fórmula

Posso ajudar nos três momentos chave das vendas:

  • desenvolver o seu brand positionig;
  • melhorar ou implementar a forma como você realiza a prospecção outbound de novos clientes;
  • melhorar a sua condução das visitas/reuniões de vendas, do follow-up e dos fechamentos.

Não posso desenvolver o segundo e/ou o terceiro tópico, se você não tem um brand positioning eficaz, e não farei isso por nenhum dinheiro nesse mundo.

Estaria literalmente roubando o seu tempo e o seu dinheiro. Se o seu brand positioning é fraco, será muito ineficiente na prospecção e na condução das reuniões de vendas. Acho que está claro!

Além disso, tenho certeza que você domina com maestria os meios de comunicação, por isso pode ser suficiente desenvolver somente o seu brand positioning. O objetivo do trabalho é fazer com que, qualquer tática de outbound e inbound, seja extremamente eficaz.

Portanto, começaremos com o módulo de brand positionig. Com a sua estratégia de posicionamento bem definida, poderemos eventualmente evoluir, se necessário, para os demais módulos.

O trabalho que faremos tem foco em identificar os seus diferenciais. Diferenciais que nem você consegue explicitar de uma forma clara e eficaz. Não se preocupe, me certificarei disso através de uma rápida análise da sua comunicação… de repente o seu problema não é este.

“Bom, mas se nem eu consigo definir os meus diferenciais, como é que você consegue?”

Tenho os meus atalhos e a experiência para fazer você explicitar eles… sem inútil criatividade!

Adianto que não perderemos tempo com diagnósticos, pesquisas, cenários, personas, valores, missão, experiências e outro arsenal de atividades.

Só farei com que enxergue, da forma certa, você e a sua concorrência e, que consiga se auto-definir corretamente para

ser percebido como a melhor opção para o seu cliente.

Para isso, desenvolvi com o tempo, uma forma rápida e muito simples.

Em 4 reuniões (presenciais ou via conference), você terá o seu brand positioning statement, que é o principal output, definido.

Antes de proceder, precisa saber que o serviço não é dos mais baratos. 

É muito mais barato, por exemplo, não fazer nada. Por outro lado, existe a alternativa de contratar uma consultoria U.S.A. ou Europeia (posso te indicar algumas muito boas) que te cobram 20 vezes mais para encher o projeto com horas gastas sem foco.

Resultados

Interceptar clientes em target

Filtrar clientes não em target

Campanhas mais eficazes

Menor custo comercial

Possibilidade de posicionamento de faixa alta

Incremento da fidelidade e da satisfação dos clientes

Maior faturamento

Maior rentabilidade

Uma vantagem competitiva incomensurável

Perceba que lhe falei de uma fórmula. O que isso significa? 

Vou deixar bem evidenciado que, além de você se diferenciar com relação aos seus concorrentes, você aprenderá uma fórmula simples que poderá:

  • agregar ao seu portfólio de serviços;
  • utilizar com os seus clientes para que obtenham, finalmente, os resultados oriundo de suas ações de comunicação.

É por isso que decidi oferecer uma vantagem para quem aderir antes, limitando as vagas mensais.

São mais de 20.600 agências no Brasil, se eu decidir atender todas elas, demorarei 268 anos… prefiro deixar você com esta vantagem, limitando o atendimento a 6 vagas mensais (que são bem  poucas por UF).

Não me interessa o “gatilho mental” da escassez, mas você entende que, já que comunicarei com todas as agências do Brasil, é melhor aproveitar logo.

 

6 vagas por mês

As vagas são disponibilizadas por ordem de chegada do pedido de informações.

Como proceder?

Até o a sexta etapa (formalização do acordo), é sem compromisso reciproco

Você preenche o formulário abaixo

Eu verifico o seu posicionamento analisando o website

Eu lhe forneço um breve feedback sobre o seu brand positioning e o preço do serviço

Você me indica se há capacidade de pagamento

Havendo disponibilidade de vagas, lhe forneço informações sobre como trabalharemos e tirarei suas eventuais dúvidas

Havendo disponibilidade, compartilharemos a data de início e formalizaremos o acordo

Você realiza o pagamento na modalidade escolhida

Em 4 semanas você terá o seu novo brand positionig

Sim, quero me antecipar aos meus concorrentes.

É só preencher o formulário

Formulário

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