Consultoria Comercial Curitiba – Affare Fatto

11 etapas a serem executadas para aumentar as vendas

Técnicas de vendas - Gerardo

Aumentar as vendas em 2020

Para aumentar as vendas em 2020, certamente, vale o que em 1929 escrevia Charles Willard Mears (Salesmanship for the new era):

Nenhum fenômeno neste mundo acontece de forma isolada. Tudo é o resultado de causas anteriores. Então, se o vendedor fez tudo certo e construiu na mente do cliente o desejo, que deverá se concretizar em uma venda, o trabalho de fechamento, que não é para ser difícil neste caso, será a parte mais simples de todo o processo. É como colher uma maça madura na parte mais baixa da árvore. Vender não é um tipo de mágica que traz o cliente potencial a decidir tudo repentinamente, ao contrário, é uma série de pequenas decisões, assim como subir uma escada não é com um único enorme pulo, mas uma série de degraus simples e pequenos.

Simples e pequenos degraus para aumentar as vendas

É sem dúvida muito desgastante e pouco eficaz tentar vender para quem não sabe quem somos, não conhece nada sobre a nossa empresa, não sabe o que vendemos e não confia em nós.

Todo processo de vendas, antes do contato pessoal com o cliente, deve ter seus degraus de aproximação.  Então, o importante é que exista uma sequência lógica, que oriente o cliente e, que responda com mais profundidade possível, as seguintes perguntas:

Por que deveria comprar…  

  • em lugar de não fazer nada?
  • o que você vende?
  • de você em lugar de outro, talvez mais barato?

Não importa quais ferramentas utiliza para construir esta escada (aliás, para aumentar as vendas), que aconteça através de artigos do blog, e-mails, relatórios, newsletters, sales letters, vídeos etc., o importante é que o cliente seja educado.

Afinal, o escopo da venda profissional, é conectar os vendedores com clientes previamente educados e motivados.

 Em uma escada com 10 degraus, 8 devem ser percorridos antes do contato entre o vendedor e o cliente potencial.

O seu plano em 11 etapas para aumentar as vendas.

  1. Escolha um target interessante financeiramente e pare de ser um generalista que quer vender tudo para todos;
  2. Defina uma mensagem fortíssima e que responda às perguntas: “Por que devo comprar o que você vende? Por que devo comprar em lugar de não fazer nada? Por que devo comprar de você em lugar de um concorrente mais barato?
  3. Ofereça provas incontestáveis e que sustentem inegavelmente as suas afirmações (testemunhas de clientes satisfeitos, garantias, SLAs etc).
  4. Certifique-se que o seu website, assim como qualquer outro material de comunicação, sejam vendedores e não somente uma lista de “coisas que fazemos”;
  5. Utilize um método para solicitar as referências dos clientes;
  6. Utilize um método de venda profissional que saiba, em síntese, criar relações e fechar as vendas de uma forma sistemática, previsível e replicável;
  7. Lance pelo menos uma nova oferta/produto/serviço a cada quatro meses, certificando-se de que seja algo realmente interessante e não uma sua “queima de estoque de materiais não vendidos”;
  8. Implemente, pelo menos, uma forma de comunicação recorrente com o propósito de permanecer em contato com clientes e prospect… e que não seja só envio de ofertas com descontos ou envio de catálogos;
  9. Busque proativamente parcerias com empresas não concorrentes, que possuem clientes com as mesmas características de tal forma a gerar benefícios recíprocos;
  10. Certifique-se de que o follow-up seja realizado.
  11. Faça acontecer! Afinal, ninguém é remunerado pelas boas intenções, remuneração é só com contratos fechados.

Existe uma 12ª etapa que permite implementar as demais com rapidez e sem erro.

12.a Entender aqui o serviço que pode te ajudar a fazer tudo isso, encurtando o caminho;

12.b Preencher o formulário e marcar um reunião/videoconferência comigo;

12.c Aumentar as vendas implementando as 11 etapas anteriores sem erro!

Te vejo lá e vamos vender muito!

Gerardo.

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